30 de julho de 2013

University

Para quem terminou o 12º este ano e pretende prosseguir os estudos no ensino superior, esta é uma altura de ansiedade e muitas preocupações. Falo por mim, que trabalhei nestes últimos três anos de modo a conseguir entrar no curso que sempre quis e estou cada vez mais perto de saber se foi suficiente.
Eu sou da Madeira e cá temos um contingente, ou seja, em vez de eu estar a concorrer com os estudantes de Portugal inteiro, estou apenas a concorrer com os daqui. Isto significa que temos uma certa percentagem das vagas de cada universidade apenas para nós (para as que vou concorrer existe, ao todo, 5 vagas). Estou ciente de que é uma grande vantagem pois as médias são geralmente mais baixas mas não deixo de estar preocupada.
Já falei aqui algumas vezes do curso que quero tirar. Desde os meus 3 anos que quero ser veterinária e ao contrário da maior parte das crianças que acaba por mudar de ideias, eu mantive esse objetivo. Não me imagino a fazer outra coisa e se este ano não entrar, volto a tentar para o próximo.
Sendo da Madeira e não havendo cá o curso de Medicina Veterinária, sou obrigada a ir embora e planeio ficar numa residência universitária.
Será uma nova etapa e sinceramente, mal posso esperar por começar. Se tudo correr bem e se vocês estiverem interessados, talvez comece aqui uma rubrica sobre esta nova fase.
E vocês, estão estudar o quê e onde? Ou para quem ainda não está na universidade, estão a pensar seguir o quê? :)

For those who've just finished high school, this is a time of great anxiety and worries. I speak for myself, I've studied in these last 3 years in order to enter the course I want to and I'm getting closer to know if it was enough.
I'm from Madeira Island (an Island in Portugal) which means I'm only «competing» against the students from Madeira instead of the entire Portugal. This means we have a certain percentage of places from each university only for us. I know this is a big advantage but I'm still worried.
I've told you before what I want to study. I want to be a veterinarian since I was 3 years old but unlike other children who end up by changing their minds, I've always kept that goal. I can't imagine myself doing anything different and if I can't enter the university this year, I'll try again next year.
Being from Madeira and since we don't have that course here, I have to move out and I want to stay in a student's residence.
This will be a new stage and honestly, I can't wait to start. If everything goes well and if you want to, I might start a new theme here on my blog to tell you about this new chapter of my life.
What about you, what are you studying or planning to study? :)





Love, Mi

21 comentários:

  1. Eu tambem vou este ano e se tudo correr como o esperado tambem irei mudar de cidade mas esqueci-me de pedir a preferencia regional (que tinha direito pq o meu curso não existe ca) por isso estou a concorrer com o país inteiro x.x tenho uma media alta mas fico sempre a pensar se chega pq podia concorrer contra os candidatos de 3 ou 4 cidades em vez de concorrer contra os do pais inteiro!

    ResponderEliminar
  2. R: eu tenho 3 valores a mais! Achei que querias ir para Lisboa... E as medias têm tendência para descer por isso deves conseguir (:

    ResponderEliminar
  3. Eu estudei em Coimbra, também entrei nessas vagas, que também existem para Açorianos! :)
    Adorei Coimbra, foram uns 4 anos muito bons de amizada e estudo claro, mas, voltei à terrinha e não me arrependo nada!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Espero que entres onde queres ;) Eu estou na mesma ansiedade , mas para Design de Comunicação, também não me vejo a tirar outra coisa!
    xx

    www.be-your-own-hero-now.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Eu ainda tenho mais um ano pela frente para decidir para que curso vou. Espero que consigas entrar!

    ResponderEliminar
  6. Boa sorte :))))
    Eu estou a acabar o mestrado de psicologia clinica...vais adorar estar na faculdade!!! eu ja tenho saudades...

    ResponderEliminar
  7. good luck:)
    being a student is not easy but it has its perks...It could be the best years of your life! I want to all the best!

    http://modaodaradosti.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Eu ainda tenho mais um ano para dar o melhor de mim, e penso que já decidi o que quero seguir: relações públicas e empresariais. Comunicação com o público, acima de tudo! Boa sorte!! :) beijinhos

    the-perfectwardrobe.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Vais ver que vai correr tudo bem!
    Eu estou ainda à espera da nota do exame de Matemática, mas se tudo correr bem este ano Enfermagem espera-me :)

    ResponderEliminar
  10. Tive uma colega que também entrou em Medicina Veterinária mas dpeois tinha uma disciplina em que tinha de encarar o abate dos animais como uma coisa a sério e ainda teve que fazer alguns e ela desistiu do curso :x

    ResponderEliminar
  11. Sei que esta é uma época de ansiedade mesmo por isso desejo-te tudo de bom, espero que consigas entrar e atingir os teus objectivos :) Um beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Esta fase é simplesmente louca! Eu passei por isso no ano passado, estou atualmente a estudar Arquitetura. Tenho colegas da Madeira e dos Açores e acredita que serás recebida com muito carinho! Espero sinceramente que entres na faculdade que queres, e quem sabe ver-te aqui no continente!

    XOXO,
    S.

    ResponderEliminar
  13. Educação Básica na Universidade da Madeira :)

    ResponderEliminar
  14. Eu já passei essa fase e tenho muitas saudades. Tirei Ciências Farmacêuticas em Lisboa.
    Esta fase é de muito stress mas vais ver que corre tudo bem. Também estive numa residência e gostei imenso, fiz amigas para a vida e muitas das grandes memorias que trago desse tempo são da residência =)
    Rita

    ResponderEliminar
  15. Eu muito sinceramente nunca quis ir para a faculdade. Confesso que agora tenha um bichinho dentro de mim a dizer que poderia ter ido, (simplesmente porque está tão mau para arranjar trabalho que ao menos na faculdade estava entretida!) Mas confesso tambem que não me arrependo nada de ter passado já para a faze do trabalho! Não sei o que é essa ansiedade de só haver 5 vagas mas desejo-te a maior sorte do mundo! E vais ver que vais entrar :) <3
    http://annluckindarkdays.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Também a vou comprar! é linda e super quentinha :) Estou a ver que somos duas apaixonadas por gatos.. e animais! Eu não teria "estofo" para ir para veterinária, começava logo a chorar assim que visse um animalzinho doente! Já quando a minha gatinha teve no vet, ia-me abaixo sempre que via um animalzito lá :/ Mas acho muito bem que queiras ser! Vai correr tudo bem vais ver! Eu hoje estou muito faladora, peço desculpa :P
    http://annluckindarkdays.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Sim sim, são os dois pontos de vista! Ahah eu costumo dizer que o amor da minha vida é a minha gata - a cookie! :P Sim, as minhas duas gatinhas também foram adoptadas, acho que gastar dinheiro em animais é uma parvoice! Ha tantos animais na rua sozinhos e abandonados porque não dar-lhes uma oportunidade? E faz-me aflição ir as lojas de animais e ver os animais "encurralados" :( Mas é assim a vida! Se falar-mos de animais temos a noite toda pela frente ahah!
    http://annluckindarkdays.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Assim acho certo! "Teria-me dado jeito agora" quando a minha cookie teve doente :( Foram logo 200e, e ainda não a esterilizei :/ Ohhh eu imagino! Sempre que estou um pouco ha mais fora de casa fico cheia de saudades! E vais ver que ela também vai sentir muito a tua falta! A minha sente eheh :p
    http://annluckindarkdays.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Hi what a cute nice blog honey you have.....My name si Marie I am a Blogger based in italy and I was wandering if we could follow each other GFC bloglovin
    Let me know I will ollow back as always! Love Marie.
    www.mariezamboli.com

    oxoxoxo
    Marie

    ResponderEliminar
  20. Eu adorava ver essa rúbrica!
    Eu estou a estudar Engenharia Civil na Universidade do Minho, estou no último ano (quinto ano).
    Espero que gostes desta etapa da tua vida :)

    ResponderEliminar
  21. I'm sure it will be amazing
    Kisses
    Aga
    www.agasuitcase.com

    ResponderEliminar

Thank you much :)