2 de março de 2014

Universidade | Medicina Veterinária

Quem já me segue há algum tempo está farto de saber que estou a estudar Medicina Veterinária. Entrei este ano lectivo na Universidade de Évora por isso vou falar-vos um pouco do primeiro semestre. Esta ideia partiu da Carolina do Lucky 13, que nos desafiou a falar dos nossos cursos de modo a esclarecer quem está a pensar ingressar no ensino superior e não só.
Primeiro que tudo, estou no meu curso de sonho. Sempre quis ser Veterinária e confesso que continua a ser um pouco surreal estar a estudar para tal.
No primeiro semestre tive seis unidades curriculares: Biofísica, Bioquímica I, Anatomia Descritiva I, Histologia e Embriologia I, Exognósia e Atividades Complementares I. Quanto a Biofísica e Bioquímica I não há muito a dizer, é basicamente Física e Química aplicadas à biologia. Anatomia Descritiva I é o estudo dos ossos e articulações do cão, gato, pequenos ruminantes (ovelhas, cabras), grandes ruminantes (estudámos essencialmente as vacas), suínos e equinos. É sem dúvida a unidade curricular mais interessante do primeiro semestre! Histologia e Embriologia I é o estudo dos tecidos, as nossas aulas práticas servem para observar diferentes tecidos ao microscópio. Exognósia é o estudo do exterior dos animais, por exemplo: raças de cavalos, tipos de pelagem, saber a idade pelos dentes etc.
Nós temos muitas aulas numa herdade, a Herdade da Mitra. Nesta herdade, existe um Hospital Veterinário e vários animais (vacas de carne, vacas de leite, cavalos, porcos, galinhas, ovelhas etc). O Hospital Veterinário existe para nós, alunos desta universidade. A última unidade curricular é Actividades Complementares I. No primeiro semestre temos de cumprir 26h de atividades no hospital ou na herdade. No hospital, como alunos de primeiro ano, não podemos assistir a consultas mas podemos passear os animais internados, limpar a área de internamento de animais de grande porte e se tivermos sorte, assistir a uma urgência (como aconteceu comigo). Na herdade podemos limpar as boxes dos cavalos, participar na ordenha... Esta última é realizada com equipamento especializado onde nós apenas trabalhamos com este e orientamos os animais. Atividades Complementares serve para aprendermos imenso a nível da componente prática e é sem dúvida uma mais valia.
Penso que com este texto conseguem ficar a saber um pouco mais sobre o curso, ou melhor, o primeiro semestre do curso. Se tiverem alguma dúvida podem perguntar por comentário ou enviar um e-mail para blogeyeofthecat@hotmail.com . Boa sorte a quem está a pensar ingressar no ensino superior :)



Love, Mi

10 comentários:

  1. Adorei saber mais sobre o teu curso :)
    Vou partilhar no fb!

    ResponderEliminar
  2. Deve ser um curso super interessante :) Ainda bem que estás a estudar aquilo que gostas!

    ResponderEliminar
  3. Vou este ano para a universidade, apesar de viver em Lisboa, estava a pensar entrar em evora. No geral achas que a universidade é boa e o ambiente entre os alunos é bom?

    ResponderEliminar
  4. desculpa estar-te a fazer tantas perguntas, mas a entrada na universidade vai mudar a minha vida e estou um bocadinho com medo de tudo :P
    Tenho uma casa de ferias em Reguengos de Monsaraz mas como fica um bocadinho longe de Évora devo alugar um apartamento ou assim ai perto. Como é a tua situação?

    ResponderEliminar
  5. esse preço não me aprece nada mal, comparado com alguns que já vi.
    Espero bem que sim
    Obrigada por tudo :)

    ResponderEliminar
  6. É um curso que me fascina. Quando era mais nova dizia sempre que queria ser veterinária no entanto quando chegou a hora de entrar na universidade vi as disciplinas que o curso tinha e mudei logo de ideias. Adoro animais mas não me ia dar bem com algumas tais como bioquímica ou biofísica :)

    ResponderEliminar
  7. Para teres entrado em medicina veterinária tiveste muito boas notas no secundário. Eu ando desesperada, não consigo tirar boas notas, embora estude muito. Queria seguir fisioterapia (média de 16) e estou a ver tudo a ir por água abaixo. Podes me ajudar? (em relação a métodos de estudo, etc.) :c

    ResponderEliminar
  8. Adoro animais mas essas disciplinas (que mal dá para pronunciar!) assustam-me :O
    Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  9. r: Sempre tiveste facilidade, o que é muito bom. Eu por exemplo não tenho muita facilidade em decorar :x Agora até estou assustada, quando for para a universidade estou a ver que vou apanhar um susto daqueles

    ResponderEliminar
  10. Adorava esse curso!
    Adoro Évora! Tanto de dia como de noite, o meu melhor aniversário foi em Évora, adoro! O meu namorado estuda lá Enfermagem.

    Se estavas em Medicina Veterinária conhecias a Carolina Tendon, de Portimão nem que fosse de vista, ou não...? Fiquei muito triste com a noticia, sigo o namorado dela à anos, ele está desfeito.

    Enfim! Gostei muito do blog! Boa sorte no curso!

    Criei o meu blog à cerca de uma semana, podes visitar e se gostares seguir?
    Já te estou a seguir. Beijinho, obrigada.
    http://sdejessica.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Thank you much :)