28 de novembro de 2014

Erros ortográficos

Hoje venho falar-vos dum assunto que me incomoda profundamente: erros ortográficos. Peço desculpa mas eu não entendo como é que é possível certas pessoas darem tantos pontapés na língua que ouvem desde sempre.
Eu lembro-me de aprender na primária certas regras que ficaram comigo até hoje. É certo que eu também posso dar erros ortográficos, às vezes não me lembro de como se escreve determinada palavra ou simplesmente estou distraída e isso acontece a quase todos nós. O que me faz impressão é existir tanta gente a escrever: «Eu fui á praia à dois dias.» O quê?! Primeiro, «á» não existe. Segundo, «à dois dias» também não. Seria então: «Eu fui à praia dois dias». E claro, não esquecer o uso inadequado de hífenes: «mas tu disses-te!». Eu sei que para muitos de «voçês» (sim, por vezes a palavra «vocês» também sofre) eu posso estar a exagerar, mas garanto-vos que existem muitas pessoas a errarem desta maneira.
Quando estou a ler um blog e encontro algo deste género corrijo sempre e espero que o autor não leve a mal. Se encontrarem algum erro nos meus posts agradeço que me avisem!
Por favor prestem atenção quando estão a escrever. Vejo que muitas pessoas desvalorizam este assunto ou ficam ofendidas quando as tentam corrigir mas não custa assim tanto aprender.


Love, Mi

17 comentários:

  1. Concordo plenamente...a mim também me chateia! :P

    ResponderEliminar
  2. A mim também me incomodam bastante, mas por vezes escrevo um texto aqui para o blog e quando vou relê-lo encontro erros completamente parvos, que me falharam à primeira vista. Quando vires um erro no meu, avisa-me pff =)
    Rita

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Ainda há bocado estava a ler uma publicação no facebook e vejo uma rapariga da minha idade (21 anos) a dizer "Preso muito..." (em vez de prezo). Esta semana, uma colega minha de mestrado em vez de minucioso escreveu municioso (não por distracção, não sabia mesmo). Há coisas que realmente não consigo compreender, muito menos em pessoas já instruídas e com cursos tirados...

    ResponderEliminar
  4. Eu as vezes dou uns péssimos , mas gosto que me corrijam , quem nao aceita isso .. E mau ..
    R: Obrigadaa :D

    ResponderEliminar
  5. Já escrevi sobre o assunto exactamente porque concordo contigo! E tenho imensa pena que por vezes haja ideias tão boas camufladas por erros tão ridículos... É meio caminho andado para não ter vontade de acompanhar o blogue em questão...

    ResponderEliminar
  6. Mencionei- te no blog, princesa linda. Espero que gostes!
    Beijinhos e votos de um ótimo fim de semana!

    Ps- concordo inteiramente contigo!

    ResponderEliminar
  7. Eu agradeço sempre que me corrijam quando cometo erros ortográficos... não fico nada ofendida, nem seria razão para ficar :)

    ResponderEliminar
  8. r: A minha "sofreu" agora uma pausa, para recomeçar em Janeiro... xb

    ResponderEliminar
  9. Ahaha, eu acredito que não és o tal anónimo. A mim o erro que me mete mais impressão é as pessoas dizerem por exemplo "isto foi uma perca" em vez de "isto foi uma perda", tinha um professor que repetia este erro constantemente e até me arrepiava. xD
    Eu de facto sou um pouco distraída e por vezes como palavras (e até agradeço que me chamem atenção), mas acho que não cometo erros assim tão astronómicos. E se queremos ver erros ortográficos é viajar pelo facebook, existe com cada pérola!

    Another Lovely Blog! - http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Esses erros são daqueles que também me fazem alguma confusão. Até posso dar outros, mas esses não! :)

    Isa M., Tic Tac Living
    Banggood & Tic Tac Living Giveaway

    ResponderEliminar
  11. Tenho exatamente a mesma opinião.

    r: Compreendo, há uns 4 anos também não ligava nada.

    ResponderEliminar
  12. Uma das coisas que me irrita bastante é quando as pessoas não sabem a diferença entre ir de encontro a ou ir ao encontro de!!! OMG

    ResponderEliminar
  13. Infelizmente estou a perder a capacidade de escrever decentemente em português...

    ResponderEliminar

Thank you much :)