3 de dezembro de 2014

Opinião | Medicina Veterinária

Sempre que digo que estudo Medicina Veterinária ouço uma das seguintes frases: «Oh adoro animais!» ou «Eu também queria ser Veterinário/a quando era pequeno/a». Em relação à segunda, praticamente todas as crianças querem ter essa profissão quando crescerem. Quando eu tinha 3 anos já dizia que queria ser Veterinária mas como é óbvio não fazia ideia do que estava a dizer. Gostava de animais e pronto. Claro que depois revelou ser mais do que isso. Quanto à primeira, quem é que aqui não adora animais?
Já ouvi várias versões sobre médicos veterinários: ora queriam medicina humana mas coitadinhos não conseguiram, ora é uma profissão onde só têm de dar festinhas aos animais... Enfim há para todos os gostos. Só para deixar a questão da medicina humana bem clara: acredito que hajam pessoas no meu curso que realmente preferiam estar nesse curso mas a maior parte quer MESMO ser «médico dos animais». E sim, estudamos muito. Imaginem o curso de Medicina mas agora aplicado a mais do que uma espécie. Ah afinal não andamos apenas a fazer festinhas a cães bebés ou a meter a mão no cu da vaca! (ai como fiquei assustada quando me disseram isto no auge dos meus 4/5 anos).
Isto tudo para dizer que não basta gostar de animais para ser Médico Veterinário, é preciso muito mais do que isso. Se este é o vosso sonho, sigam-no. Se não querem ter nada a ver com isto, o texto serve apenas para esclarecer alguns pontos que vocês podiam não estar a par.
Eu sei que não é um post muito comum por estes lados mas quis dar a minha opinião e gostava muito de saber as vossas :)


Love, Mi

3 comentários:

  1. Por acaso não ligo muito a medicina veterinária à humana... acho que essa relação existe mais entre enfermagem e medicina. Quanto ao resto... ui, o que eu ouço por estar no curso em que estou! Quando me perguntam o curso começam logo a dizer "ai, vais para o desemprego" ou então fazem uma cara super-esquisita como se eu fosse algum extra-terrestre xD

    ResponderEliminar
  2. Só tem essa ideia pessoas mal informadas. Lógico que é uma profissão que exige muito estudo, dedicação e constante reciclagem de conhecimento.


    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  3. O pessoal gosta muito de dizer mal do curso dos outros, impressionante!! O curso deles é melhor que o dos outros. Quanto ao curso, acho um curso fascinante e prefiro mil vezes os animais do que seres humanos é a tipica frase "quanto mais conheço pessoas mais gosto do meu cao" ahaha vai em frente e nao ligues porque enquanto os outros vao tar a fazer algo que nao gostas tu vais tar a dar festinhas aos animais

    ResponderEliminar

Thank you much :)