8 de fevereiro de 2015

Para os Madeirenses

Quem, como eu, teve de vir viver para Portugal Continental para continuar os estudos, certamente já ouviu pelo menos uma destas coisas. Para os futuros estudantes universitários que deixarão a Madeira para trás, preparem-se para o seguinte:

- Vão dizer que estás de Erasmus.
- SEMPRE que disseres a alguém de onde és, vão responder-te algo do género: «Eu tenho uma colega da faculdade que está no 2º ano de gestão, é a Carla, não conheces???? É que de certeza que vocês conhecem-se todos lá!!»
- Vão perguntar se pagas roaming para ligar para casa.
- Provavelmente ninguém vai saber do que estás a falar quando disseres que gostas de milho cozido/frito.

- Vão falar com o sotaque dos Açores contigo (e quando tentares explicar que são completamente diferentes ninguém irá perceber).
- Vão perguntar-te pelo Alberto João Jardim.
- Se não tiveres sotaque madeirense, toda a gente fará questão de dizer-te isso.
- Muitas pessoas não fazem ideia do que é o bolo do caco (estão a perder tanto) e vão olhar para ti com uma cara estranha quando disseres que fica ótimo com manteiga de alho (pois acham que é um bolo e não um pão).

- Se alguma vez mencionares «poncha», vão pedir-te para fazeres. Se ainda não sabes, vai aprendendo.
- Vão culpar-te pelas dívidas do país.
- Vão querer saber se costumas encontrar o Cristiano Ronaldo.
- Tenta não mencionar o nome do objeto que utilizamos para mexer a poncha (como não quero que ninguém fique na ignorância, esse objeto chama-se caralhinho). Muito menos à frente dos pais dos teus amigos que nunca foram à Madeira (falo por experiência própria).

Eu passei por todas estas situações e ri-me bastante com algumas delas. Espero que se tenham divertido e se ainda não experimentaram bolo do caco... vão experimentar agora! :)

P.s: Se alguma vez vos perguntarem se costumam ir da Madeira ao Porto Santo a pé (e realmente acreditarem ser possível)... Parem de falar com essa pessoa.
Love, Mi

21 comentários:

  1. O bolo do caco com manteiga de alho é das maiores delícias! :)

    ResponderEliminar
  2. Bolo do caco com manteiga de alho é tãããããããããããããããõooooooooo bom! E não, não sou da Madeira ahahah :D

    ResponderEliminar
  3. Post engraçado ahah, o bolo do caco deve ser tão bom!

    ResponderEliminar
  4. ahah, o que eu me ri,:p por acaso, com muita pena minha, nunca provei bolo do caco.

    Another Lovely Blog! - http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ai como eu adorava voltar à madeira.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Aiiii o bolo do caco *.* Adoro e tenho imensas saudades!
    Por acaso já estive na madeira e já conhecia tudo o que referiste. ^^

    ResponderEliminar
  7. r: por aqui também se encontram pessoas assim ;)

    ResponderEliminar
  8. nunca provei o bolo de caco com manteiga de alho, mas parece-me muito bom!!! e adorava ir a Porto Santo eheheh

    ResponderEliminar
  9. Acreditas que mesmo já vivendo no Continente há anos e anos, continuo a ouvir essas coisas todas? É daquelas coisas.
    Podem tirar uma miúda da Madeira mas nunca a Madeira de uma miúda!

    (E milho frito é tãããão bom. E cozinho, com peixe espada preto *baba*)

    ResponderEliminar
  10. Adorei xD E o último ponto, realmente... xD

    ResponderEliminar
  11. Eu adorei ir à Madeira e fiquei viciada nalgumas das delícias que mencionas. Não cheguei foi a fazer aquela voltinha turística, sabes? A caminhada a pé até Porto Santo? Hahahaha.

    ResponderEliminar
  12. Ops, sou culpada de algumas coisas xD O pessoal madeirense que conheço não tem descanso comigo xD

    ResponderEliminar
  13. Estas situações também me são familiares, não porque seja madeirense mas porque muitos dos meus amigos o são (quase metade da minha turma são alunos vindos da Madeira, só para teres uma ideia!). Só acrescentaria aquelas alturas em que dizemos para eles falarem português, só para os chatear! :p
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  14. Ahahah fiz muitas dessas coisas a duas amigas minhas que vieram da Madeira (: Mas claro que sei que não ofende porque elas são divertidas!
    Acrescento ainda: "O teu passaporte já caducou? Não tens que voltar a tirar para ires?"
    "Ensina-me a falar madeirense e eu ensino-te português" ;)

    ResponderEliminar
  15. Meu deus, passei por todas estas situações! Algumas não gostei nada, pórem, algumas fartei-me de rir :)

    ResponderEliminar
  16. Fizeste-me rir xD Quem é que não sabe que sotaque dos Açores e da Madeira é totalmente diferente? :O Toda a gente sabe isso! :p
    Tenho de ir à Madeira provar esse bolo/pão :p

    ResponderEliminar
  17. Ahahah, adorei esta publicação porque é completamente verdade! Tenho vários amigos Madeirenses e já os vi passar por tudo isso.
    btw, bolo do caco é a melhor coisa de sempre :D

    ResponderEliminar

Thank you much :)